Conclusão(ões)

Não obstante o peso da evidência baixo a moderado, a revisão identificou múltiplos resultados positivos da educação de nível de mestrado para profissionais de saúde. Embora as pedagogias que contribuíram para estes resultados positivos tenham sido examinadas em alguns estudos, é necessário explorar mais profundamente as ligações entre a pedagogia do programa, os resultados, os resultados e o impacto. Uma abordagem cultural à avaliação pode captar a forma como a educação de nível M impulsiona as mudanças.

Pós-graduação em Medicina Intensiva

Preparar profissionais de saúde especializados com um alto nível de competências é uma necessidade global urgente para garantir a prestação de um nível avançado de atendimento ao paciente. Para permitir isso, os profissionais de saúde, aqueles envolvidos na prestação de cuidados ao paciente, são obrigados a se envolver em atividades de desenvolvimento profissional, com muitos realizando educação de nível de mestrado (nível M). 

A educação de nível M é definida para efeitos desta revisão como uma educação formal e estruturada de pós-graduação baseada numa instituição de ensino superior conducente a um Diploma de Pós-Graduação ou a uma qualificação de Mestrado. Este nível de educação tem sido associado a um aumento no número de profissionais que buscam cargos de prática sênior ou avançada. No contexto da educação especializada em fisioterapia de nível M, os autores sugerem que a educação de nível M constitui a base para o desenvolvimento de experiência clínica, embora haja uma compreensão limitada de como a cultura de aprendizagem contribui para isso ; isso é uma compreensão de como as interações nos níveis dos alunos, do programa e do local de trabalho apoiam a mudança.