Falta de controle territorial

Embora a maioria das franquias limite o número de lojas que abrem em uma determinada área devido ao medo de saturação do mercado e diminuição dos retornos, muitas franquias ainda tentarão encaixar o maior número possível de locais de varejo em uma determinada área. É por isso que não é incomum ver cinco locais diferentes do McDonald’s em uma área de oito quilômetros – o chefe da empresa está tentando extrair até o último dólar do território. Mas quem realmente sofre é o franqueado individual. Cada vez que um novo local é aberto nas proximidades, seu mercado potencial é reduzido.

O que é franquia e como funciona?

Falta de criatividade individual – As franquias exigem uniformidade. Na verdade, tudo, desde a decoração da loja, sinalização, produtos oferecidos e uniformes que os funcionários usam, é ditado pela franquia. Para quem gosta de ser criativo, isso pode significar uma existência sombria. Infelizmente, quase todas as franquias (se não todas) têm requisitos semelhantes. Então, se você gosta de ser seu próprio patrão, uma franquia provavelmente não é para você.

 Comprar uma franquia pode parecer dinheiro fácil, mas esses royalties e taxas reduzirão rapidamente as margens de lucro. A maioria dos proprietários de franquias ganha menos de US$ 50.000 por ano.

A franquia pode não conhecer sua área – Você provavelmente já ouviu muitas vezes que “localização, localização, localização” é o fator mais importante para determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer negócio. A questão é que, a menos que a franquia se estabeleça em um local favorável que dê suporte ao negócio, o franqueado terá uma dificuldade incrível para sobreviver.

Embora as franquias possam fazer um rápido estudo demográfico e avaliar se há uma boa chance de um local ter um bom desempenho, elas raramente conhecem uma área tão bem quanto os locais.